sexta-feira, 23 de junho de 2017

O DESAFIO IRRACIONAL DO EMPIRISTA


Se um incrédulo te pedir por "evidências" no que diz respeito a existência de Deus, antes de tudo, peça-o para definir "evidências". Não aceite os termos ou padrões de definições do incrédulo, conteste cada definição ou padrão dado por ele para qualquer afirmação que ele faz. Fazendo isso, suas chances de derrotá-lo é maior. Se logo em seguida ele definir "evidências" afirmando que evidência seria "tudo aquilo que pode ser observado, isto é, aquilo que é empiricamente comprovado", questione esta definição perguntando por qual evidência ele chegou a conclusão de que "evidência" é apenas aquilo que pode ser observado ou empiricamente comprovado. Depois da resposta dele, reivindique dele a evidência sobre a evidência de que "evidência é aquilo que pode ser observado ou empiricamente comprovado". Com isto, você levará o incrédulo a uma regressão infinita de tentativas de justificações. No final, ele não terá como sustentar sua própria definição de que evidência é o que pode ser observado. Desta forma, resta ao incrédulo o fato de que sua definição leva inevitavelmente ao ceticismo epistemológico. Mas o ceticismo é auto-contraditório, pois quem afirma que o conhecimento não pode ser alcançado, está reivindicando ter conhecimento de que o conhecimento não pode ser alcançado. Portanto, o ceticismo é insustentável e deve ser rejeitado. 

Resta ao incrédulo o conhecimento da Verdade de Deus. Deus é a única explicação epistemológica válida, bem como o único fundamento para o conhecimento e a realidade. O fundamento da realidade deve por necessidade ser maior que a realidade. Isto é o mínimo que se é requerido. Portanto, o conceito de Deus no Cristianismo, isto é, um Deus Atemporal, Todo-Poderoso, maior que a realidade e com autoridade para impor seus mandamentos morais de forma objetiva e incontestável, é o padrão último que atende as demandas de um primeiro princípio de uma cosmovisão. 

A ciência empírica, o relativismo, o pós modernismo e o ceticismo são posições absurdas e insustentáveis; não podem servir como fundamento de coisa alguma, visto não serem capazes de tornar possível o conhecimento, bem como por se auto-refutarem em seus próprios termos. Todas as cosmovisões levam ao ceticismo auto-contraditório, restando ao incrédulo a opção de reconhecer Deus como única opção válida para o conhecimento.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário