segunda-feira, 4 de maio de 2015

A bíblia apresenta um Deus de Amor, Justo e Bom, mas que mata e destrói certos pecadores. Isto prova a falibilidade das Escrituras?


Hoje é assim: É só você defender a infalibilidade das escrituras, que isto, na mente de muitos racionalistas baratos, te faz um ser retrógrado, que não pensa, ou que não tem autonomia. Claro, a revolta do homem natural contra às coisas de Deus não é algo recente. No decorrer da história, homens se esforçaram em tentativas que objetivavam a anulação da ideia de Deus, da bíblia e da religião. Hoje em dia essas  tentativas continuam. Os cristãos são desafiados todos os dias a testarem sua fé, e se não estiverem preparados, serão facilmente sucumbidos pelos encantos do relativismo pós-moderno.

Mas enfim, vamos ao que interessa. Não pretendo tratar aqui de tudo o que é de argumentação contrária à infalibilidade da escritura. Meu objetivo é apenas o de responder a pergunta que é o título do texto.

A bíblia nos faz conhecer um Deus de amor, longânimo e misericordioso(Sl 86:15, 103:8, 145:8). Isto é algo revelado em toda a escritura, tanto na Nova, como na antiga aliança. Entretanto, principalmente no Antigo Testamento, vemos um Deus que pune, destrói nações, e que condena à morte certos pecadores(Nm 21: 3, Dt 20:17, 1 Sm 15:3). Como conciliar essa questão? Há contradição no fato de Deus ser amorosos e bondoso e ainda assim destruir nações tidas por "inocentes"? A bíblia apresenta um Deus contraditório ou de dupla personalidade? A bíblia contém erros?

Os críticos da bíblia argumentam: "Deus, no AT, condenava à morte os homens, destruía povos inocentes, punia os pecadores com a morte, desta forma Ele não é Justo, Santo e Bom como diz a bíblia. Mas se ele é Santo, Justo e Bom, Ele não poderia matar, destruir nações e os pecadores, do contrário, a bíblia estaria entrando em contradição".

Resposta: A primeira questão a ser analisada aqui é a seguinte: Onde está escrito na bíblia que a bondade, a justiça e a santidade de Deus são definidas de uma forma em que Ele jamais possa destruir os pecadores? A bíblia, por algum acaso, diz que é errado Deus punir os pecadores com a morte? A bíblia, por algum acaso diz que, por Deus ser amor, Ele não pode destruir, matar e ferir? Não, ela nunca diz isto! Então como alguém pode dizer que a bíblia contém erros? Ora, a critica de contradição faria sentido se: 1- a bíblia tivesse dito em algum verso específico que, por Deus ser amor, Ele JAMAIS destruiria o pecador quando, em outros versos,  é revelado  Deus fazendo justamento o contrário. 2- ou que o amor de Deus é definido de uma forma que anula a sua ira contra os pecadores. MAS A BÍBLIA NÃO DIZ OU DEFINE O AMOR DE DEUS DESSA FORMA, e se não diz ou define dessa forma, qual então é a contradição? É o crítico da bíblia que quer achar contradição onde não existe. Logo, o erro é do crítico da escritura quando a usa para tentar achar contradição entre o amor e a ira divina contra o pecado.

Em segunda lugar, sim, a bíblia diz que Deus é bom, mas não diz que a bondade Dele afasta a sua ira contra o pecado. Ademais, a bondade divina é definida por um outro atributo divino, isto é, a soberania de Deus. Na bíblia Deus é apresentado tendo misericórdia de quem Ele quer( Rm 9:15) Essa é a definição de bondade divina, isto é, bondade soberana. Deus é bom, Deus é amoroso, Deus é longânimo, mas somente com quem Ele deseja ser. Como também, a justiça divina não deve ser medida pelas nossas réguas humanas. Deus é justo por definição. Quando Ele mata, é justo; quando Ele fere, é justo; quando Ele empobrece um homem, é justo; quando enriquece, é justo. Ele é Deus, tudo é Dele, e Ele não nos deve nada. Deus não tem obrigação moral nenhuma em ter misericórdia de quem quer que seja. A graça de Deus é um favor imerecido, e não um favor que merecíamos; não merecemos benevolência nenhuma. Então, quando reclamarmos de Deus, questionemos  primeiramente o motivo Dele, até hoje, não nos ter destruído.

Alguns dirão que este tipo de pensamento faz de Deus um Ser que age de forma parcial. Ora, isto não faz o menor sentido. Não existe parcialidade em um Deus que não nos deve nada. Não temos direito nenhum diante de Deus. Parcialidade é privar certas pessoas dos seus direitos. Como ninguém tem direito nenhum diante de Deus, disto concluímos que Deus não é parcial.

A definição bíblica de misericórdia divina se encontra associada à justiça de Deus. Deus é Santo, e por ser Santo, a sua justiça exige a punição do pecador que não se arrepende(Ap 2:5,16, Hb 9:26). Creio com toda a convicção de que a misericórdia divina para com a humanidade é exercida até mesmo no ato de justiça divina. As pessoas pensam que Deus seria bom e misericordioso somente se deixasse os homens seguir os seus próprios extintos. Ora, isto é um erro! É justamente o contrário, Ele seria menos misericordioso se fizesse tal coisa. O homem é depravado por natureza(Rm 3:23); se Deus não julgasse a vida de devassidão dos homens, o mundo estaria pior do que este no qual estamos vivendo. Se não houvessem leis, princípios morais e valores absolutos estabelecidos pelo próprio Deus, estaríamos totalmente destruídos. Uma sociedade sem limites se auto-destrói. De forma que: quando Deus pune alguém que fere suas leis, isto por definição, significa exercer misericórdia na justiça. Misericórdia, pois põe freio na maldade humana, que só tende a aumentar.

Diante de tudo o que foi escrito, podemos concluir dizendo que a tentativa inútil de encontrar contradição entre o amor divino e a ira de Deus contra o pecado seria a mesma coisa que dar murro em ponta de faca. A bíblia é a inerrante palavra de Deus, ela é totalmente confiável, é por meio dela que conhecemos a vontade de Deus.

Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues

2 comentários:

  1. Como pode você querer afirmar que as coisas sejam de tal modo? você acaba de Descrever um deus com características humana! como você pode aceitar algo que lhe puseram na mente, e você aceita que essa é toda a verdade que existe, você poderia ao menos questionar não só você como todos os cidadãos! pegue esses texto que vou lhe passar e destrinche e ver se tem como Deus ser desse modo? (II Reis 2. 23-25) NUMEROS 15:32-36 entenda uma coisa existe 8 bilhões de pessoas no mundo, na china um homem foi falar sobre Jesus cristo, imediatamente pegaram ele e quebraram 3 costelas, se eu for olhar pela a Biblia esses homens já estão perdidos! mas eu me pergunto se você Sr Alvaro Rodrigues, se por acaso você nascesse em um pais em que o cristianismo não fosse dominante! você acreditaria na Biblia? você acha que seria o escolhido?o homem que teve a revelação da doutrina correta que leva a salvação! o Homen bomba acredita que vai para um templo junto com o divino! então antes de sai fazendo afirmações e defendendo com unhas e dentes aquilo que você acha que é correto! faça apenas alguns desses questionamentos!

    ResponderExcluir