quinta-feira, 8 de maio de 2014

Romanos 1:18-21 contradiz a depravação total?




Romanos 1:18-21 é constantemente utilizado por certos intérpretes da bíblia na intenção de objetar a doutrina bíblica da depravação total. Estes intérpretes argumentam que o texto em análise "defende claramente a ideia de que o homem pode, através da criação, entender a vontade do Deus Verdadeiro, como também ser salvo sem mesmo ter ouvido o evangelho". Mas a questão é: será este o verdadeiro sentido do texto ? O Apóstolo Paulo defendia a ideia de que o homem poderia, ou pode ser salvo, mesmo sem nunca ter ouvido o evangelho ? Isto é o que veremos.

Romanos 1:18-21 diz : " Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu."

Em primeiro lugar, o texto em nenhum momento defende a ideia de que todos os homens estão cientes de que o Verdadeiro Deus, é o que é revelado pela Escritura. O texto simplesmente diz que as "coisas criadas" revelam e comprovam a existência de Deus. Mas, por se encontrarem "mortos em delitos e pecados"(Ef 2:5), os homens acabam por interpretar de forma distorcida a revelação de Deus através da criação. O versículo 23 testifica isto quando diz que estes homens "mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis". Tal é a depravação e cegueira do homem natural, que ele acaba por não conseguir entender esta revelação geral de Deus através da criação, e acaba criando ídolos para si.

Em segundo lugar, devemos entender que, se eu defendo a ideia de que todos os homens, através da criação, entendem a vontade de Deus, terei também de admitir que todos os homens estão vivos espiritualmente, e que já não há mas os cegos e mortos espirituais. Só que tais ideias contradizem as Escrituras e o que o próprio Apóstolo Paulo ensinou. Ora, na mesma carta que diz que a criação revela a existência de Deus, afirma também que "Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. (Rm 3:11). Logo, se acreditamos que a escritura é a inerrante palavra de Deus, não poderemos crer que o texto em análise esteja ensinando a ideia de que "todos entendem a vontade de Deus".

Mas se ainda alguém insiste em defender que todos os homens através da criação entendem que o Deus da bíblia é o Deus Verdadeiro, não precisaríamos do Espírito Santo. Afinal, se a criação por si mesma faz com que os homens entendam a verdade, o Espírito Santo não seria necessário. Mas sabemos que Ele é necessário; pois é Ele que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, e não a criação de Deus.(Jo 18:8)

Em terceiro lugar, devemos distinguir as formas de revelações de Deus. Existe a revelação geral e a revelação específica. A primeira refere-se justamente a Deus se revelando através de sua criação; enquanto que a segunda refere-se a Escritura e o próprio Cristo que é a suprema revelação de Deus, que através do Espírito Santo, vivifica(regenera) e convence os homens para que estes compreendam que o Deus que fez todas as coisas é o Deus Único que é revelado pela Escritura.

Em quarto lugar, se o texto prova alguma coisa ele prova justamente a depravação total, quando diz " ..antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu(vers:21)". E quando também diz "E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis(vers:23). Aqui claramente está comprovada a depravação do homem. É crendo na depravação total que a ação regeneradora do Espírito Santo ganha sentido.

Em quinto lugar, entendemos também que o texto em lugar nenhum ensina que há salvação por meio da criação. Muito pelo contrário, a salvação é exclusivamente por intermédio de Cristo. Ele é o único caminho para a salvação(Jo 3:16). Aqueles que nunca ouviram o evangelho não serão salvos, pois claramente a escritura ensina que Deus decretou salvar os crentes pela pregação do evangelho(1 Co 1:21). Crer que haverá salvação para aqueles que nunca ouviram o evangelho é crer que há outros caminhos para a salvação além de Cristo. Como também, se todos os que não tem o conhecimento do evangelho estão automaticamente salvos, qual seria a necessidade de preparar evangelistas para o campo missionário? Pra quê se preocupar com as nações que nunca ouviram o evangelho se elas automaticamente estão salvas?

Em último lugar, o que o texto nos quer transmitir é justamente o ensino de que os homens são indesculpáveis diante de Deus. Não são indesculpáveis porque eles compreenderam através da criação que o Deus da bíblia é o Único e Verdadeiro, mas sim por "deterem a verdade em injustiça"(vers 18) justamente por estarem mortos em delitos e pecados(Ef 2:8).

Diante disto, entendemos que Rm 1:18:21, em nada contradiz a doutrina reformada da depravação total. Muito pelo contrário, é um ótimo versículo para testificar tal doutrina.


Soli Deo Gloria

Álvaro Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário