terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Autêntico, mas errado .


Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, surpreendeu o mundo católico ao anunciar que vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro deste ano. Não o reconheço como um verdadeiro líder da igreja de Cristo, mas devo reconhecer que ele se mostrou autêntico nos anos em que ficou a frente do Vaticano.

Diferentemente de seu antecessor, João Paulo II, Bento não procurou ser popular. Com certeza, em relação a ele não cantaríamos “este papa é pop”. Ele se manteve firme (e nisto concordamos) em combater o aborto e o homossexualismo como pecados diante de Deus. Não transigiu ante às pressões do politicamente correto e do intelectualismo permissivo. Se comportou como um ardoroso defensor da doutrina católica.

Contudo, a autenticidade não nos livra do erro. A igreja de Roma, como todas as outras, são formadas de pecadores, e por isso seus fieis cometeram inúmeros erros no passado, e ainda o cometem hoje. Ocorre, que há erros institucionalizados na igreja católica, doutrinas que carregam o ranço da intolerância e da violência. Estes ensinos não foram revistos nem por João Paulo II, nem por Bento XVI.

Cito como exemplo, a inquisição e a violenta colonização colocadas em ação pela igreja romana em tempos passados. Milhares de pessoas foram mortas em nome da fé católica. Isto não foi um acidente de percurso, ou falhas de alguns fieis. Antes, foi o cumprimento da própria doutrina da igreja. Ensino que foi ratificado no texto da encíclica Quanta cura, promulgada em 1864 pelo papa Pio IX. Este documento trazia um silabo de erros, uma lista de oitenta proposições modernas que os católicos não deviam aceitar[1]. Cito alguns itens:


18 – Que o protestantismo é nada mais do que uma forma diferente da mesma religião cristã, em que é possível se agradar a Deus tanto como na verdadeira Igreja Católica;

24 – Que a igreja não tem autoridade para usar de força, nem tem nenhum poder temporal, seja direto ou indireto;

55 – Que a igreja deve ser separada do Estado e o Estado da igreja;

77 – Que em nossos tempos já não é mais conveniente que a religião católica seja a única do Estado, nem que se excluam todos os outros cultos.[2]

Deste modo, constato que Bento XVI foi autêntico, mas ainda errado, porquanto não ousou confrontar as doutrinas católicas com os mandamentos bíblicos. Isto serve de lição para qualquer cristão. Seguimos com ardor o credo de nossa igreja, mas este resiste à luz da Palavra de Deus? Devemos, pois, observar o pensamento do escritor americano Joseph Campbell: “Talvez não exista nada pior que alcançar o topo da escada e descobrir que você está na parede errada”.

Autor : George Gonsalves

Fonte : http://www.gracaesaber.com/2013/02/bento-xvi-autentico-mas-errado.html

Um comentário:

  1. "Autêntico",mas "errado". (É muito bom ouvir declarações - como esta - dentro da Igreja de Cristo, independentemente de sobre o que se esteja falando; aqui, está-se tratando de certo líder religioso, mas poderia ser qualquer outro tema que estivesse sob análise dos santos aqui).

    Percebo, em bocas de pessoas que ainda não têm experiência de salvação, o equívoco mortal de que "se alguém está falando com sinceridade, o que este alguém está dizendo é verdade". Ou seja, não discernem "sinceridade" de "verdade"; para os tais, basta que eu seja sincero e estarei dizendo a verdade. Mas os filhos de Deus (que a Bíblia diz que são guiados pelo Espírito de Deus) percebem muito bem esse erro fatal em que os não salvos incorrem.

    É-me perfeitamente possível estar falando com sinceridade e dizendo as maiores mentiras. (Se, de acordo com minha crença, ensino a meu filho pequeno que não existe "salvação" na experiência humana, que a Bíblia é um livro que contém erros crassos, que Jesus é nosso Mestre Maior e Modelo Perfeito mas jamais nosso Senhor e Salvador, e que meu filho irá reencarnar algumas vezes até atingir a (suposta) perfeição... estou sendo "autêntico-mas-errado".)

    É claro que todo filho de Deus precisa "falar verazmente segundo o seu coração" e, como "desesperadamente corrupto é o coração mais que todas as coisas", os salvos "confiam somente no Senhor".

    A "sinceridade", meu coração consegue me prover; a "verdade", somente a Bíblia tem para me dar. Glória a Jesus!



    ResponderExcluir